sexta-feira, julho 08, 2005

Hábitos de leitura

Bem, sempre fui uma miúda que nunca teve um grande interesse por livros... Eu sei... Mau, muito mau! Quer dizer, quando andava na primária devorava aqueles livros de "Uma Aventura" mas não bem quando não sei bem porquê perdi o gosto pela leitura...
Mas tudo isso mudou faz 4 anos... A partir dessa altura que comecei a ler, cada vez e com muito mais prazer... Tenho que confessar que os livros que me trouxeram de novo para a luz foi a série do Harry Potter que eu adoro e estou super ansiosa para que saía o novo livro (já sabem o que vou fazer nos próximos tempos!).
Nas últimas duas semanas, li dois livros, curiosamente sobre o mesmo título: "As virgens suícidas" de Jeffrey Eugenides e "Veronika decide morrer" de Paulo Coelho. Tenho que dizer que gostei de ambos os livros... Já tinha visto o filme referente ao primeiro, e tenho que dizer que gostei, tanto do filme como do livro, se bem que acho os dois bastante diferentes. Quanto ao livro do Paulo Coelho, tenho que dizer que adorei, simplesmente lindo e que vou ter que reler... =) (como já viram, dos dois livros o que mais gostei foi este!).
Agora estou sem qualquer ideia do que ler a seguir (pronto, o Potter já tá na lista mas quero mais!)... Por isso é que escrevo este post... Gostava que me dessem sugestões, sobre livros que consideram muito bons e que têm que ser lidos pelo menos uma vez na vida e já agora gostava que me dissessem porque é que o livro é tão importante! =)
Se não quiserem, tudo bem mas eu gostava muito!...
Beijinhos grandes***

P.S.- Recomendo vivamente ambos os livros aqui mencionados! ;)

8 comentários:

Sophia disse...

OLá de novo...
Bem, acho que não devias ter pedido opinião sobre isto...agora corres o sério risco de ser bombardeada com sugestões minhas. É que eu ador ler! Vou fazer-te uma espécie de lista, como não explicitas os teus gostos... corro o risco de não gostares.

Então é assim: Já alguma vez leste Nicholas Sparks? Há dois livros muito bons dele:

1- As palavras que nunca te direi.
2 - Um momento inesquecível.

o 1º é muito conhecido, o 2º é muito mais pequeno e tem uma história linda. Ambos são lindos, mas não posso contar nada, sn estrago a surpresa, se kiseres, pede detalhes.

Já leste Steven Sailor?
É um historiador que tem uma colecção chamada "Roma Sub-Rosa", onde ele inventa um detective que vait entar descobrir crimes que são factos históricos e os vai resolver (factos fictícios). Está espectacular, parece k estamos a viver entre os romanos e é muito viciante!!!

(Títulos por ordem)

a) Sangue Romano (o 1º)
b) O abraço de Némesis
c)O enigma de Catilina
etc, etc

e Laura Esquível? Já leste?
Deixo-te aqui os que acho melhores de todos:

1 - Como água para chocolate
2 - A lei do amor (my favourite!)

Por último (ou quase... pois, avisei-te que ias ser bombardeada!!!), gostas de literatura celta?
(Podes sempre ler Marion Zimmer Bradley, que também tem, além de celta, uma colecção futurista, ´serie "Darkover"), mas o que eu ia aconselhar é uma trilogia (e aviso já que são 3 livros grandes), trilogia excelente mesmo, o melhor que já li até hoje, cujos títulos são:

nº1 - A filha da floresta
nº2 - O filho das sombras
nº3 - A filha da profecia

estes livros são da Juliet Marillier...

ah, agora sim, os últimos... Já leste Nicci French? Se gostas de mistério, hists de detectives, suspense e assim, então podes ler estes autores (é um casal que escreve com esse nome):

nº1 Killing me softly (livro em ptg, mas o título em ingles)
nº2 - O jogo de memória...
etc, etc

ok, menti. afinal estava a esquecer-me da susanna tamaro:

vai aonde te leva o coração
e há mts, mts mais. basta pedires!!! bjinhos, bom fds. e perdoa-me o testamento, mas adoro ler.... depois dá nisto...

Marian - Lisboa - Portugal disse...

Já que gostaste de Paulo Coelho aconselho se ainda não leste, o 1º que li dele e que é o que gostei mais até agora: (já li todos)
"O alquimista"
Dele tambem gostarás provávelmente de "Brida" e de "O Demónio e a Sra Primm".
já agora, já leste "O Código da Vinci" de Dan Brown?!
Isabel Allende tem livros muito interessantes...
Volta nao volta tenho posts sobre livros, já falei sobre um que é um testemunho social importante:"Eu,Safya"
"O Mito da Beleza" de Naomi Wolf tambem é o tipo de livro que aconselho na mesma linha de denuncia social(vai ao mes de Dezembro do maraoluar, tens posts sobre estes dois últimos)
Ler livros é um pouco como ser actor/actriz: permite viver varias vidas dentro de um única! Alem de que nos dá passaporte directo para outras maneiras de ser, estar, outras experiencias, testemunhos...
Beijinhos e boas leituras!

A. disse...

Muito obrigada às duas pelas sugestões... Já houve algumas que me chamaram a atenção! ;)
Marian: O código de Da Vinci já li e é dos meus livros preferidos! Fiquei tão absorvida com o livro que o li em 52 horas! Exagerada eu sei... mas eu sou mesmo assim! Não consigo evitar! LOL
Bjs***

malukid disse...

bommm eu ja tinha ouvido dizer que o livro "verónika decide morrer" é mto bom.. assim como "nas margens do rio piedra sentei e chorei"..

eu dp k li o cod da vinci.. fiz uma pausa, pois meteram-se os exames e tal..
agr tenho pra ler os anjos e demonios.. mas pra confessar, o apetit nao é mto.. vou kuase, pelo menos no inicio vou le-lo por sacrificio.. pra xegar ao fim e dizer:"missao cumprida, está lido, menos um dever na lista"
e nas férias já decidi.. nao levo livro nenhum, nem livro nem viola, nem nada.. é so pra divertir..
já agora, as ferias ja estao planeadas??
é verdade.. tens msn? podiamos conversar lá.. k axas??
bom domingo***

A. disse...

Malukid: Obrigada pelo coment!
As férias ainda não estão bem planeadas mas já estão bem encaminhadas! LOL
Tenho msn sim... e acho boa ideia!
Bjs***

ananda disse...

Babygirl: tenho sensação de que já falei disto antes, mas eu amo Paulo Coelho. Acho que foi uma boa escolha. Na minha opinião, devias tentar ler todos os livros do Paulo Coelho, porque são todos uma enorme lição de vida. Ah, e já começaste com alguma coisa de Pessoa? Também acho que é uma boa ideia.

Quanto à importância dos livros: eles abrem os nossos horizontes, formam a nossa mentalidade e mostram-nos que existem outras prespectivas (n apenas aquela que nos ensinam desde que nascemos). O livro é também uma óptima companhia, que dá tudo e não nos exige nada em troca. É um mundo por descobrir: abrir um livro é partir à aventura e esperar, em cada página, por uma novidade, sem nunca sabermos o que vamos encontrar.

Ai, acho que já falei muito!

Beijinhos, Linda!

Anónimo disse...

Porque não um livro do Jorge Amado, tipo os "Capitães de Areia", ou "Dona Flor e Seus Dois Maridos"?
O 1º é bastante conhecido, é curto, e vale a pena; é sobre um bando de putos (os Capitães da Areia) que vivem sem pais, e sem leis, e é um livro bastante humano. Não é necessariamente um livro "feel-good", se é disso que estás à procura...

O segundo é um livro grandito mas bom para deixar um pessoa bem disposta. Não vale a pena dizer a história, o melhor é mesmo pegar nele e lê-lo!

Anónimo disse...

Ainda podes tentar, se quiseres um tipo de livro um pouco mais esotérico, um livro do autor Jorge Luís Borges, chamado Ficções. É um autor que escreve contos curtos e de uma extraordinária imaginação, muito subtis e surpreendentes!