terça-feira, janeiro 30, 2007

Pelo sim, sempre!

Após ver um pouco do programa prós e contras da RTP1, que habitualmente não costumo ver e que com muita pena minha hoje não apanhei do início, tive mesmo que escrever este post!
É uma vergonha os argumentos que muita gente usa para "tentar vender" a sua ideia...
Eu não estou aqui para defender ou tentar perceber quando é que há vida, a partir de quantas semanas, se é crime ou não... Isso são tudo questões muito complexas, para muitas das quais ainda não existe resposta e que dúvido que exista alguém completamente capacitado para a responder...
Claro que sei, aliás tenho a certeza, que ninguém faz um aborto porque quer, porque lhe apetece, porque lhe dá para ali... Tenho a quase a certeza que ninguém faz um aborto por questões estéticas já que este é um procedimento que deixa muitas marcas negativas numa mulher... Acho que quando este é realizado é após muita reflexão e após uma decisão de que aquele é mesmo o passo mais acertado a tomar!
O que a mim me faz muita confusão em toda esta temática é o facto de em pleno Séc. XXI as mulheres ainda serem perseguidas por tomarem umza decisão que basicamente só lhes diz respeito a elas próprias.
Acho que por muitas que precauções que tomemos, seja com a pilula, seja com o preservativo, ou seja lá com que outro contra-ceptivo que usemos nenhum é 100% eficaz... Então aquela pequena possibilidade de engravidar está sempre lá. Então deverá uma mulher ser a obrigada a ser mãe, mesmo quando tentou evitar esse acontecimento? Deverá uma mulher que nunca quis ser mãe, e que engravidou por acidente, ter que ser obrigada a ter um bebé quando essa nunca foi uma opção para si?.... Qualquer dia vão usar o mesmo argumento que o Sr. Bush que diz que "o melhor contra-ceptivo é a abstenção?"
Mesmo que a lei passe, nunca ninguém vai fazer um aborto só porque pode... Essas decisões não se tomam assim... Este não passará a ser um método contra-ceptivo como muita gente argumenta... Esta é uma decisão difícil, que não se toma do pé para a mão, e que deixa muitas marcas numa pessoa e como podem imaginar ninguém faz um aborto de animo leve!
Então a ideia que quero deixar ficar, e a mensagem que quero transmitir é esta:
UMA MULHER TEM O DIREITO DE DECIDIR UMA QUESTÃO QUE É DELA E QUE LHE DIZ RESPEITO A ELA SEM TER O MEDO DE SER PERSEGUIDA!!!!
UMA MULHER TEM O DIREITO AOS MELHORES CUIDADOS DE SAÚDE, ASSIM QUE TOMA ESSA DECISÃO, SEM TER QUE RECORRER A CARNICEIROS, QUE MUITAS VEZES AS DEIXAM AS PORTAS DA MORTE, OU SEM TER QUE ATRAVESAR AS SUAS FRONTEIRAS!!!!
E pronto... Acho que é só!... Cada um é livre de pensar o que quiser e cada um é livre de expressar a sua opinião... É apenas a forma como às vezes o fazem que a mim me ofende e revolta!
Tenham uma óptima semana e dia 11 de Fevereiro, independentemente da ideia que defendem, vão votar!
Obrigada aos corajosos que chegaram até aqui...

3 comentários:

Sr. Jeremias disse...

O Aborto clandestino irá continuar a existir, seja qual for o resultado. E que ninguém tenha dúvidas quanto à existência de vida. Há vida às 10 semanas.

Só que ao votar sim podemos acabar com uma lei inutil.

borrowingme disse...

também vi o programa e achei horrivel

é uma escolha
tem de ser dada a cada mulher
e pronto!

bjs

Marco Pereira disse...

Porque a vida tem mais piada quando temos opiniões diferentes e as confrontamos, e apesar de concordar com muitas coisas que dizes, vou só deixar aqui uma passagem com que não concordo minimamente:

" (...)Acho que quando este é realizado é após muita reflexão e após uma decisão de que aquele é mesmo o passo mais acertado a tomar!(...)"

Pois.. Na verdade o projecto de lei que vai entrar em vigor daqui a uns dias se o sim ganhar nem sequer prevê tempo de reflexão obrigatório.
Idealmente tens razão, mas não acho nada difícil uma mulher, num momento de fraqueza psicológica, decidir fazer um aborto que, em condições normais, não faria.
Mas não quero estragar a tua campanha tão activa pelo sim (=D), até porque também vou votar sim..
Bjs